Sobre a Associação

cover

ANAC –Associação de Cosplay, sem fins lucrativos, com sede no Barreiro, foi constituída em Junho de 2016, tendo o Regulamento Interno sido aprovado e os seus Orgãos de Gestão tomado posse em Setembro do mesmo ano.

A Associação tem como fim a promoção e dinamização do Cosplay em Portugal, como está definido no Artigo 2º dos seus Estatutos.

A Associação pretende dar a conhecer esta arte performativa e ensinar as suas bases. Para esse efeito irá promover actividades sobre os temas relevantes, em vários eventos por todo país. Pretende assim a Associação que o Cosplay, que começou por ser um hobby de jovens que gostavam Manga e Anime, passe a ser entendido como um dos factores de desenvolvimento saudável da juventude e uma Arte Performativa. Esta arte ao exigir habilidades (ex: costura, carpintaria, modelagem, pintura) que os jovens não dominam, leva a uma aproximação de gerações (avós, pais, tios, etc). Além destas habilidades, é essencial dar um toque especial àquilo que se fez. Ser igual à personagem é o objectivo, mas há que ser criativo para ser diferente dos outros Cosplayers e nesse sentido, a criatividade é necessária para personalizar os fatos. O Cosplayer tem que desenvolver a teatralidade para conseguir de forma credível e à sua maneira, trazer uma personagem de ficção para a realidade.


Membros:

Presidente – Leonor Grácias
Vice Presidente – Inês Cotrim
Tesoureiro – João Rasquete

Mesa da Assembleia
Presidente – Eduardo Grácias
1º secretário – Ana Santos
2º secretário – Sara Antunes

Concelho Fiscal
Presidente – Sofia Rodrigues
1º secretário – Rita Rodrigues
2º secretário – Madalena Ramires

Social Media Management – Alexandra Rolo
Revisora de Design – Maria João Fortes

 

A Associação dispõe de banca e material próprio para garantir a sua presença nos eventos, assim como a prestação de auxílio aos cosplayers através do nosso serviço “SOS cosplay”

O nosso logotipo baseia-se na junção da flor de cerejeira (sakura) e de uma estrela. A flor de cerejeira é um dos símbolos da cultura japonesa para delicadeza enquanto que a estrela tem como simbologia um espírito de fantasia e sonhador.

logo1

Logotipo gentilmente feito por: Maria João Forte

Website por: Sara Antunes